- Área: 32260 m²
-
Fabricantes: Disano, Marrero, Reiter
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Faculdade de Belas Artes situa-se numa área heterogénea, adjacente à estrada e na periferia do Campus Universitário.
O nosso principal desafio foi criar uma ligação entre o novo edifício da faculdade e os seus arredores, para trabalhar com os espaços públicos abertos e aumentar as sinergias entre o complexo académico e o seu contexto urbano.
O novo edifício se apresenta como uma extensão do espaço público do Campus, ao mesmo tempo que cria uma paisagem interior autônoma própria. O concreto adota uma forma curvada que se desenvolve sobre os diferentes níveis do edifício.
A circulação do campus é recuada e guiada por uma praça pública que se estende através da entrada principal do edifício e é transformada em um espaçoso terraço com vista para o pátio interior. Da entrada principal, a circulação é contínua, seguindo corredores ondulantes e semi-abertos.
As áreas de ensino são distribuídas ao longo de uma faixa contínua que acompanha os corredores abertos e dispõem de divisórias móveis que permitem a criação de salas de aula de diferentes tamanhos ou mesmo a abertura de todo o pavimento, dependendo das necessidades. Junto desta flexibilidade no uso, existem vários espaços como o pátio-jardins e rampas abertas, as galerias cobertas e o terraço de entrada, concebidos como áreas abertas de exposição e ensino, e lugares para intercâmbio social.
Nós gostamos de ver a nova Faculdade de Belas Artes como um edifício que oferece espaços inovadores para a educação experimental e criativa de futuros alunos de artes visuais.